Fit for Growth: Uma resposta para os desafi os de 2016

A diversidade da economia brasileira proporciona uma série de oportunidades, uma vez que há uma ampla fatia do mercado consumidor ainda insatisfeito, abundância de recursos disponíveis e capacidade para produzir nacionalmente itens atualmente importados, entre outros fatores favoráveis ao nosso desenvolvimento.

Por outro lado, o cenário econômico para 2016 indica recessão, aumento gradual dos juros e pressão inflacionária causando impacto no consumo e no endividamento das famílias, traduzindo-se num período desafiador para as empresas.

Esse período deve ser encarado como uma oportunidade pelas empresas bem-sucedidas, pois não precisarão crescer a qualquer custo para acompanhar o ritmo da economia e poderão rever suas estratégias e modelos de negócio, preparando-se melhor para um novo ciclo de expansão e saindo à frente dos concorrentes no momento da retomada.

A Strategy& e a PwC possuem uma metodologia proprietária e diferenciada para apoiar as empresas nos desafios de 2016: o Fit for Growth*. Nossa abordagem sugere mudar a pergunta-chave de “Quais atividades e recursos devem ser reduzidos na organização?” para “Quais são as capacitações diferenciadoras da organização que precisam ser mantidas?”

A aplicação do Fit for Growth baseia-se em oito principais prerrogativas que as empresas devem perseguir: (1) Foco no valor, (2) Sustentabilidade econômica, social e ambiental, (3) Compartilhamento de recursos, (4) Simplificação operacional de footprint e da cadeia de valor, (5) Otimização fiscal e de capital, (6) Digitalização, (7) Segmentação e eficiência comercial e (8) Sourcing diretos e indiretos.

Nossa metodologia, testada em inúmeras empresas do Brasil e no mundo, possibilita a captura de resultados sustentáveis desde o curto prazo.

* Fit for Growth é marca registrada de serviços da PwC Strategy& Inc. nos Estados Unidos.